ESPECIALIDADE DE GATOS
Clube de Desbravadores Selvagens – 6ª Região -BA
1. Qual o nome científico do gato doméstico?
Felis domésticus ou Felis Catus.
2. A que família pertencem os gatos e como é dividida essa família em espécies?
Pertencem a família dos felídeos e está dividida em três espécies:
FELIS |
PHANTERA
|
ACINONYX
|
![]() | ![]() | ![]() |
Espécie da qual descendem nossos gatos domesticos. Esses gatos ronronam ao inalar e explir o ar.
|
Grandes gatos como os leões, tigres e panteras. Esses gatos rugem alto, e só ronronam quando expiram.
|
O guepardo é o único membro dessa espécie. Suas garras não se retraem totalmente.
|
3. Quantas raças de gatos existem atualmente no mundo?
Hoje, temos aproximadamente 100 raças com pedigree. Mas esse número não é algo definitivo, pois frequentemente presencia-se a criação de varias novas raças.
4. Como se dividem basicamente as raças dos gatos?
Em geral, todas as raças de gatos entram em uma das quatro categorias:
Pêlo Longo
|
Pêlo Curto
|
Siamês
|
Oriental de pêlo Curto
|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
Ex.: Persa Branco
|
Ex.: Bengali
|
Ex.: Siamês
|
Ex.: Cingapura
|
5. Como é a estrutura da pata, similar em todos os gatos?
Tem unhas afiadas e retrateis. Isto lhe permite andar sem que as unhas toquem o chão. Seus pés tem uma espécie de almofada na planta, o que permite-lhe aproximar-se silenciosamente da vitima. Possui 18 garras: cinco em cada uma das patas dianteiras e quatro em cada uma das patas posteriores. Cada unha está localizada na última falange, terceiro osso ou extremo do dedo.
6. Descreva os olhos dos gatos.
Os olhos dos gatos brilham na escuridão mexendo os olhos sem mexer a cabeça, podendo descobrir qualquer coisa que se encontre num circulo muito amplo, ainda que afastado do lugar que parece estar olhando. Com a luz brilhante do sol, suas pupilas diminuem de tamanho, mas na escuridão elas se dilatam completamente para recolher os fracos raios de luz. Um gato não pode ver na escuridão absoluta, porém precisa de menos luz que outros animais para receber objetos na escuridão.
7. Qual é o principal alimento do gato domestico? Como são os dentes adaptados a isso?
Todos os animais da família felina são carnívoros; se alimentam de carne. Todos eles são caçadores. A maioria deles fazem a noite, mas nunca em grupo.
As mandíbulas são fortes e estão providas de dentes agudos, criados para alimentar-se de carne. Os caninos servem para segurar sua presa e desgarra a carne. Os molares servem para cortar e triturar a carne antes de engoli-la.
8. Qual a utilidade dos bigodes do gato?
Os bigodes estão colocados para fora, ligeiramente para trás. Estes longos pêlos cerdosos são muito úteis quando o animal procura seu caminho em lugares escuros. Os bigodes se levantam para diante e mediante eles os gatos se orientam em meio à escuridão.
9. Como são protegidas suas orelhas? Fale sobre sua audição.
Assim como os bigodes, servem para se orientar; eles levam nas orelhas uma espécie de pelúcia finamente entretecida, que protege os ouvidos do pó e dos bichinhos, porém deixam passar os sons mais insignificantes. Reconhecem com facilidade o jeito de andar de cada membro da família.
10. Qual é a media de vida de um gato domestico?
É em torno de 15 anos. Quando completa 1 ano de vida, isso corresponde à idade humana de 18 anos.
11. Quais são os parasitas mais freqüentes nos gatos?
São as pulgas, carrapatos, piolhos, bernes e vermes.
12. Qual é o tempo de gestação de um gato?
Os gatos levam de 58 à 78 dias para nascer.
13. Identificar, a partir de fotografias/ilustrações, ou ao natural, 7 (sete) tipos de gatos domésticos. Descrever o temperamento de cada um.(Trabalho 1)
14. Quais são os benefícios que os gatos domésticos prestam ao homem?
Como companheiro do homem, é quase tão universal como o cachorro. Eles só caçam ratos por passatempo e só prestam algum serviço quando tem vontade. A maioria dos camponeses tem gastos nas chácaras para afugentar os roedores silvestres.
15. Identificar a partir de fotografias/ilustrações, ou ao natural 7 (sete) tipos de gatos selvagens. Dizer em que parte do mundo são encontrados.(Trabalho 2)
16.Que animal é conhecido como o rei dos animais? Por que recebe este título? Como é o seu temperamento?
O leão é apelidado o rei dos animais por sua imponência, força e bravura. É um animal sem medo, ataca de hienas a elefantes; é também o único felino sociável do mundo, um grupo pode possuir até quarenta indivíduos, e é composto por maioria de fêmeas.
17. Contar a História de Androcles e o Leão.
Conta-se antigamente, nos tempos do domínio Romano, que existia um escravo fugitivo chamado Androcles. Seu dono era um homem mal, que maltratava seus escravos. Um dia, Androcles decidiu fugir. Correu por quilômetros ate chegar a uma área desabitada, um lugar totalmente selvagem.
Cansado, avistou uma caverna e decidiu entrar e lá descansar. Acabou por adormecer ali. De repente, foi acordado por um barulho que fez tremer dos pés a cabeça. Era um rugido de um animal selvagem, ergueu-se e viu um enorme leão a sua frente. Imobilizado de medo, Androcles esperou a morte. Porém, o leão não se mexeu. Queixava-se como se sentisse dor. Então Androcles percebeu que sua pata estava inchada devido um grande espinho que tinha ali enfiado. Com coragem, ele chegou perto do felino e tirou o espinho de sua pata. Aliviada, a fera deitou aos pés de Androcles, mexendo sua espessa e grabde cauda de um lado para o outro, como em sinal de felicidade.
Desde aquele dia, os dois se tornaram amigos e durante 3 anos moraram juntos na caverna. Certa manhã, Androcles resolveu voltar a Roma. Pouco tempo depois foi aprisionado e sua pena era servir de espetáculo nas festas do Coliseu Romano, cujas pessoas eram comidas por feras famintas. Quando chegou o dia, Androcles foi retirado da prisão e solto na arena do Coliseu com apenas uma lança para se defender da fera que sairia para devorá-lo. Quando soltaram à fera, a mesma partir em disparada rugindo em sua direção, e para surpresa de todos, ao invés de atacar o escravo, este se colocou aos pés de Androcles e começou a brincar com ele. Androcles acariciou a cabeça do leão e suspirou quando reconheceu seu velho amigo. Vendo essa cena, o povo aplaudiu e o imperador chamou a Androcles para que lhe contar como conhecera o leão. O monarca ficou maravilhado e ordenou que Androcles e o leão fosse declarados livres a partir daquele dia.
18. Contar através de encenação quatro histórias da Bíblia nas quais um membro da família dos felinos é mencionado.(Trabalho 3)
Daniel na cova dos leões (Daniel 6)
Quando Davi matou um leão (I Samuel 17:34)
Quando Sansão matou o leão (Juízes 14:1-20)
Profeta morto por leão (II Samuel 24:20)
Nenhum comentário:
Postar um comentário